Notice: Undefined index: Countries in /home/afrafepc/public_html/afrafepsaude.com.br/wp-content/plugins/corona-virus-covid-19-banner/includes/orchestrated-corona-virus-banner.php on line 250

Warning: array_column() expects parameter 1 to be array, null given in /home/afrafepc/public_html/afrafepsaude.com.br/wp-content/plugins/corona-virus-covid-19-banner/includes/orchestrated-corona-virus-banner.php on line 251

Warning: array_search() expects parameter 2 to be array, null given in /home/afrafepc/public_html/afrafepsaude.com.br/wp-content/plugins/corona-virus-covid-19-banner/includes/orchestrated-corona-virus-banner.php on line 251
Previna-se do câncer: 11 dicas de saúde | AFRAFEP SAÚDE
A prevenção é o melhor caminho quando o assunto é o combate ao câncer. Confira as orientações do Inca

1. Não fume

Fumar libera mais de 4.700 substâncias tóxicas. Setenta delas são cancerígenas, causando milhões de mortes todos os anos. Lembre-se: a prevenção do câncer começa por uma vida livre do tabaco.

2.Tenha uma alimentação saudável

Evite alimentos gordurosos, frituras, salgados, enlatados e embutidos. Dê preferência a carnes brancas, como frango e peixe.

3. Mantenha seu peso corporal ideal

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é preciso manter o peso ideal para o seu corpo por meio de uma alimentação saudável e uma rotina de atividade física.

4. Faça 30 minutos diários de atividade física

Pelo menos 30 minutos de atividade física por dia já contribuem para a prevenção do câncer. As atividades podem ser leves ou moderadas. Portanto, mexa-se e comece procurando uma orientação profissional para dar início à sua nova rotina.

5. Faça o exame preventivo ginecológico

Essa dica de prevenção é muito importante. Mulheres com idade entre 25 e 64 anos precisam fazer todo ano o exame preventivo ginecológico conhecido como Papanicolau.

6. Não se esqueça da mamografia

No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem contar com os casos de pele não melanoma.

7. Evite ingerir bebidas alcoólicas

A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada. Essa atitude ajuda na prevenção do câncer. O consumo do álcool está associado a vários tipos de câncer e também a mais de 200 outras doenças.

8. Cuide da sua higiene oral

O cuidado com a saúde bucal também é importante na prevenção do câncer. A recomendação é fazer a higiene oral diariamente, escovando os dentes e a língua, além de consultar o dentista regularmente.

9. Avalie os riscos do trabalho

Você pode estar exposto a agentes cancerígenos em alguns ambientes de trabalho. Os mais comuns são tabagismo passivo, agrotóxicos (pesticidas, defensivos agrícolas etc.), amianto, sílica, radiação ionizante, radiação solar e benzeno.

10. Proteja-se da radiação solar

Evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente entre 10h e 16h, é essencial para prevenção do câncer de pele. E, independentemente do horário, nunca se esqueça do protetor solar no corpo e nos lábios e de usar barreiras físicas como chapéus, bonés e guarda-sol.

11. Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos

O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, desde 2014, a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A vacinação e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero.

Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV. Em 2017, as meninas de 14 anos também foram incluídas. Além disso, o esquema vacinal do SUS foi ampliado para meninos de 11 a 14 anos.

Corona Virus Brasil

rtrtusustu

Skip to content